Contacte-nos

253 559 870

Informações E@D

Seguindo os 8 princípios Orientadores para a Implementação do Ensino a Distância (E@ nas Escolas, conjuntamente elaborados pela Direção Geral da Educação ( a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares DGEstE e a Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional ( o Agrupamento de Escolas do Vale de S Torcato organizou se no sentido de dar corpo e especificidade ao Plano e para assim garantir que todas as
crianças e todos os alunos continuam a aprender no presente contexto, de acordo com o definido no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e nas Aprendizagens Essenciais, recorrendo aos meios necessários para tal.

O desenvolvimento do Plano de E@D é um processo em constante construção, alicerçado na procura permanente das melhores respostas às características da comunidade escolar, quer ao nível tecnológico quer das suas competências digitais.

O sucesso da sua implementação será tanto ou mais consoante o grau de envolvimento e comprometimento de todos os atores educativos ( professores, técnicos especializados, colaboradores Teach For Portugal, pais/ encarregados de educação e representantes dos alunos, entre outros).
O presente plano destina se a todas as crianças e alunos do Agrupamento de Escolas do Vale de S Torcato aplicando se deste modo, a todos os níveis e modalidade de ensino existentes, incluindo os Cursos de Educação e Formação de Jovens De igual modo, poderá ser estendido aos Projetos de Desenvolvimento Educativo e às Medidas de Promoção do Sucesso Escolar (apoio tutorial específico, medidas universais, seletivas e adicionais) implementados no Agrupamento de Escolas.

Consulte o Plano completo aqui

Código de Conduta EAD

“Caros Encarregados de Educação
Caros Alunos
Estamos novamente numa situação de confinamento e por isso o regresso das aulas em regime não presencial.
Gostávamos de chamar a atenção para alguns aspetos que têm que ter em consideração durante todo o período em que decorrerá o Ensino à Distância (E@D).
É aplicável aos alunos abrangidos pelo regime não presencial, com as necessárias adaptações, o disposto no Estatuto do Aluno e Ética Escolar, aprovado pela Lei n.º 51/2012, de 5 de setembro, e demais normativos em vigor, bem como no regulamento interno da escola, estando os alunos obrigados ao dever de assiduidade nas sessões síncronas (por exemplo, chat ou videoconferência) e ao cumprimento das atividades propostas para as sessões assíncronas.
Está consagrado no capítulo dos deveres do aluno a proibição de usar “quaisquer equipamentos tecnológicos” como telemóveis, equipamentos, programas ou aplicações informáticas durante as aulas sejam elas presenciais ou à distância, com a finalidade de gravar e/ou difundir conteúdo. Isso significa que os alunos ficam obrigados a não captar “sons ou imagens” de atividades escolares mesmo no E@D, sem autorização prévia dos professores, da direção da escola ou mesmo dos colegas, quando as suas imagens, possam “ainda que involuntariamente”, ficarem registadas.
Faz parte dos deveres dos alunos a obrigação de “não difundir, na escola ou fora dela, nomeadamente via Internet ou através de outros meios de comunicação” quaisquer sons ou imagens captadas sem autorização do professor ou diretor da escola.
Os alunos têm também o dever de respeitar a “integridade física, moral ou patrimonial dos professores e alunos”.
A violação destes e de outros deveres consagrados no estatuto pode resultar em medidas disciplinares corretivas ou sancionatórias.
O estatuto prevê ainda que haja “reparação e indemnização de danos” causados quer ao património da escola quer às pessoas.
Mesmo com todos os constrangimentos associados ao E@D, e dentro das nossas capacidades humanas, a direção da escola, os professores e todo o pessoal não docente que dia após dia está na escola, tudo têm feito para que os direitos dos nossos alunos não sejam beliscados.
Acredito que só com a partilha de responsabilidades iremos ultrapassar esta fase aziaga das nossas vidas e que o prejuízo a montante será tanto menor quanto maior o nosso envolvimento na solução.
Estamos ON, com S. Torcato.”

Regras a respeitar no E@D